"Droga! Só falta o número 97 para eu completar a minha coleção de tazos do Animaniacs e eu peguei, PELA SEXTA VEZ, o número 123!” Se você não entendeu nada dessa frase, definitivamente você não fez parte da geração anos 90. Tazos! Tazos por toda a parte! Crianças fazendo campeonatos nas ruas, nas escolas, em qualquer lugar! Crianças com dezenas de pequenos discos desenhados em suas mãos, disputando cada vez por mais! ...E assim pode ser descrita a febre dos Tazos.
O que era para ser mais uma estratégia de venda dos salgadinhos da Elma Chips, acabou se tornando um dos mais nostálgicos símbolos dos anos 90. A primeira coleção lançada - e uma de maior sucesso - foi a do Looney Tunes em 97. Era a vez de Pernalonga, Taz meu favorito, Piu-Piu que eu achava que era fêmea, Frajola, Patolino e vários outros personagens inesquecíveis estamparem os mini-discos de plástico. No mesmo ano, a coleção Animaniacs chegou com uma novidade: os tazos eram do tipo "arma e voa". Para o desespero das avós e mães, pequenas fissuras na borda do tazo possibilitavam fazê-los voar quando armados um ao outro (tenho sérias dúvidas se a famosa frase "QUE PERIGO! E se pega no olho?" não foi criada nessa época).
Em 1998 foram lançadas as coleções Tiny Toon e os tazos holográficos do Máskara (que também vinham como brindes em ovos de páscoa). E fechando a década, em 1999, a dos Animais em Extinção e Pokémon.
Mas nem só de tazo era feita a alegria das crianças. Alguns acessórios foram criados para incrementar a brincadeira. Imagine um tazo de meio milímetro, muito resistente e que poderia vencer fácil qualquer outra pessoa que tinha apenas tazos comuns. Com vocês, apresento-lhes o senhor MASTER-TAZO! O único porém era que eles normalmente vinham apenas nos salgadinhos tamanho família. Agora, imagine uma mãozinha meio gelatinosa, que quando jogada grudava nos tazos. ELAS ERAM INCRÍVEIS! Eu morria para ter uma, mas infelizmente isso nunca aconteceu snif.
Um dia, um gênio disse uma verdade incontestável: "Quem nunca encontrou dois dois tazos num mesmo salgadinho, não sabe o que é felicidade". Eu sei o que é tripla felicidade, e você?
Olha, aqui no sul a gente chamava esse Master Tazo de medalhão. Não me lembro de ver ninguém dizer "Olha que legal meu Master Tazo" haha Eu tinha um vermelho, e tive uma mãozinha da verde mais escura.
ResponderExcluirFalando de Tazos, eu tinha uma caixa. Mas esses do Pokemón eu nem cheguei a conhecer, morreu meu amor por eles (os tazos) já quando surgiram os do Máskara que eu detestava. Mas os do Looney tunes e dos Animaniacs eram ouro! :)